11 Set dia Guerreiro do Pant
11 DE SETEMBRO - DIA DO GUERREIRO DO PANTANAL
Áreas inundáveis, com características de pântanos, são encontradas em várias partes do mundo. Na América do Sul existe uma vasta área sujeita a inundações, denominada "GranChaco", que engloba parte dos territórios brasileiro, boliviano e paraguaio.
No Brasil, essa região é conhecida por "Pantanal".
O Pantanal, com cerca de 150.000 km', ocupa uma parcela dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na "fronteira" do Brasil com a Bolívia e o Paraguai.
Constitui porção do território nacional de invejável biodiversidade, formada por grandes extensões de terras inundáveis, adjacentes à bacia hidrográfica do Rio Paraguai.
Embora a sua denominação transmita ideia de uma planície homogênea alagada, a vegetação diversificada, a variação do relevo e um regime ímpar de cheias e vazantes fazem do Pantanal um ambiente operacional bastante específico e complexo.
A Força Terrestre, verificando a necessidade de possuir uma tropa especializada em operar em ambiente com as características de Pantanal, designou, por indicação do Comando Militar do Oeste (CMO) o 17° Batalhão de Fronteira (17° B Fron), sediado em Corumbá (MS), como Unidade de emprego peculiar (Portaria n° 423, de 16 de junho 1997) e subordinado à atual 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (18ª Bda Inf Pan),
Em 1998, o CMO propôs ao Estado-Maior do Exército a criação de um Núcleo de Operações no Pantanal que deu origem à Seção de Instrução de Operações no Pantanal (SIOP), que tinha o encargo de ministrar Estágios de Operações no Pantanal (EOpPan) para oficiais e sargentos que serviam naquele comando militar de área.
Naquele mesmo ano, foi realizado o primeiro estágio com a colaboração de oficiais e sargentos possuidores do Curso de Operações na Selva e do Curso Expedito de Operações no Pantanal, coordenado pela Marinha do Brasil. A partir de 1999, foram realizados dois estágios a cada ano, Em 2011 a SIOP tornou-se o Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), tendo como incumbência ministrar o EOpPan para oficiais, subtenentes e sargentos, o Estágio de Adaptação ao Pantanal (EAPan) para os cadetes da AMAN, alunos da EsSA/EsSLog e Oficiais, Subtenentes e Sargentos na guarnição de Corumbá (MS). Além disso, contribui com a pesquisa, aperfeiçoamento e desenvolvimento da doutrina referente ao ambiente operacional do Pantanal.
Cabe ressaltar ainda, que o 17° B Fron recebe anualmente, a missão de cooperar com a instrução de algumas Unidades Militares componentes da Força de Prontidão do Exército Brasileiro e efetivos de estabelecimentos de ensino, atendendo pedidos de Cooperação de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, Brigada de Infantaria Pára-quedista, 12' Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, Aviação do Exército (AvEx), entre outros.
Portanto, hoje, 11 de setembro, memorar a história do Guerreiro do Pantanal traduz-se em consolidar a história do Centro de Operações no Pantanal, o qual protagoniza a formação desses nobres Guerreiros.
Parabéns a todos os Guerreiros do Pantanal!
"PANTANAL!"
Corumbá, MS, 11 de setembro de 2024.
FABIANO DA SILVA CARVALHO - Cel
Comandante do 17º B Fron
Redes Sociais