CC2 - Posto Cmdo Sist Cmdo e Controle
CC2 - POSTO DE COMANDO DO SISTEMA DE COMANDO E CONTROLE
Corumbá (MS) - O 17º Batalhão de Fronteira, "Batalhão Antônio Maria Coelho", recebeu a Visita de Orientação Técnica do Gen Bda PAULO SÉRGIO REIS FILHO, Comandante do CCOMGEX, acompanhado do Gen Bda ALERRANDRO LEAL FARIAS, Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, "Brigada Ricardo Franco" e do Cel Inf FABIANO DA SILVA CARVALHO,
Comandante do 17º Batalhão de Fronteira. A visita consiste num marco importante para a Força Terrestre (FT) Brasileira, pois visou à demonstração de uma das Capacidades Operativas do Exército, qual seja Comando e Controle, viabilizada por meio do recebimento de um Posto de Comando (PC) equipado com vários recursos ligados ao Sistema de Comando e Controle.
O Sistema de Comando e Controle é o conjunto de instalações, equipamentos, sistemas de informação, comunicações, doutrinas, procedimentos e pessoal essenciais para o decisor planejar, dirigir e controlar as ações da sua organização. Esse conceito abrange três componentes do C² citados anteriormente. A estrutura do Sistema de Comando e Controle é formada pelas Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC), que são recursos e ferramentas por intermédio das quais as informações são coletadas, monitoradas, armazenadas, processadas, fundidas e disseminadas, bem como pelos centros de comando e controle e pelos postos de comando (PC).
Por intermédio deste sistema, é possível o compartilhamento da consciência situacional e a diversidade de atores e ameaças no ambiente operativo demandam agilidade na tomada de decisão, provavelmente diminuindo a dependência dos tradicionais processos de modelos hierárquicos e abrindo espaço para maior flexibilidade nos escalões inferiores. Isso só é possível em razão do aprimoramento dos conceitos de Estado Final Desejado (EFD) e de intenção do comandante.
No contexto deste sistema, há também o Pacificador, que permite visualizar mapas digitais, acompanhar a atuação de agentes de segurança, obter relatos de situação fornecidos pelas tropas no terreno, acompanhar itinerários de deslocamento e pontos de interesses, como hotéis, hospitais, delegacias, bem como determinar os responsáveis pelas ações e verificar o andamento do cumprimento das missões. Tudo isso visa auxiliar os comandantes no processo de tomada de decisão e obtenção da consciência situacional. Além disso, foi realizada uma capacitação do Efetivo Profissional que irá operar o PC, na semana de 2 a 6 de setembro de 2024.
Redes Sociais