Op. Ágata Fronteira Oeste II
Mantém a segurança da Fronteira Oeste, inibindo os ilícitos transfronteiriços
Corumbá (MS) - Após quatro dias de intensa operação e empenho das tropas do 17º Batalhão de Fronteira, apoiadas pelas tropas do 47º Batalhão de Infantaria (Coxim-MS) e dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, nas áreas de Fronteira do estado de Mato Grosso do Sul, a região segue mantendo a segurança e coibindo os ilícitos transfronteiriços da região.
A Operação Ágata Fronteira Oeste II é executada por meio de uma ação conjunta e integrada entre as Forças Armadas e as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militares, e os Órgãos da Receita Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, da Secretaria Nacional de Políticas Penais, das Secretarias de Segurança Pública, das Polícias Civis, e dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas dos três Estados.
O objetivo desta Operação consiste em reduzir os ilícitos transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas e o contrabando de armas e munições, assim como garantir a preservação ambiental das regiões.
A atuação das Forças Armadas está amparada pela Constituição Federal e demais dispositivos legais (LC nº 97/99, alterada pela LC nº 136/ 2010) e foi intensificada após o Decreto Presidencial nº 11.765, de 1 de novembro de 2023, não sendo enquadrada como Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O 17º Batalhão de Fronteira tem como missão assegurar a defesa da Pátria, atuando como Força de Emprego Geral do Comando Militar do Oeste (CMO), por intermédio principalmente das estratégias da presença e da dissuasão na fronteira oeste do Brasil, realizando operações convencionais e operações na fronteira
Fotos: 17º B Fron
Redes Sociais